quarta-feira, 20 de outubro de 2010


Novos MacBook Air
A cidade de Cupertino vai ficar na memória dos amantes da empresa da maçã por um bom tempo. Aconteceu nesta quarta-feira o “Back to the Mac”, evento da Apple que trouxe muito novidades para o mundo da tecnologia.
Em meio ao novo OS X 10.7 e suas novas funcionalidades, surgiu um velho conhecido dos usuários, o MacBook Air. A novidade é que o notebook encontrou-se com o iPad, o que deu origem ao laptop mais fino visto até hoje!

Fino quanto?

O novo MacBook Air tem apenas 17 mm no ponto mais espesso, e apenas 3 mm no lado mais fino. Dois modelos diferentes foram apresentados. O primeiro deles conta com uma tela de 13.3”, com resolução de 1440×900 pixels (proporção de 16:9).
Novo MacBook Air

Já o segundo modelo é um pouco menos, com tela de 11.6” e resolução de 1366x768 (proporção 16:9). Além da tela, a principal diferença entre esse e aquele modelo está no processador, que no MacBook Air de 11.6” será um pouco mais fraco. Outra diferença é que o notebook menor não terá o slot para cartões.
Vale lembrar que os novos modelos do MacBook Air contarão com placas de vídeo Nvidia GeForce 320N.

Placa-mãe e bateria

O visual da parte interna do novo MacBook Air impressiona. Ao contrário do que acontece na maioria dos notebooks, na nova máquina da Apple boa parte do espaço interno é ocupado pela bateria.
A placa-mãe está tão compacta, que o usuário precisa prestar mais atenção ao que está vendo para perceber que ela está ali. O interessante é perceber que, mesmo menor, a motherboard continua abrigando todos os componentes sem problema.
Por dentro o novo MacBook Air
Fonte da Imagem: Divulgação/Apple
Falando em bateria, o desempenho da fonte de energia do novo MacBook Air é, no mínimo, interessante. Em stand by, o notebook da Apple tem autonomia de até 30 dias! Usando o Wireless e realizando tarefas comuns, o MacBook Air aguenta até 7 horas sem energia elétrica.
Os testes feitos para chegar ao tempo de duração da bateria foram diferentes para o novo MacBook Air. Segunda a Apple, a ideia era simular a real utilização do novo notebook, por isso a avaliação foi um pouco mais pesada do que o de costume.

Flash para armazenamento

Uma das características dos novos modelos do MacBook Air que permitiu aumentar consideravelmente a autonomia da bateria está na utilização de memória flash para o armazenamento das informações no computador.
Além de tornar o acesso aos dados mais rápido, as memórias desse tipo consomem menos energia, o que reduz, e muito, o consumo da bateria. É interessante perceber que vários recursos do iPad realmente fazem parte dos novos modelos do MacBook Air.

O Multi-Touch perfeito para notebooks

Engana-se quem pensa que o notebook da Apple não possui recurso multi-touch. O MacBook Air traz um amplo espaço para o touchpad. A diferença está no fato de não haver nenhum botão para o usuário utilizar.
Todas as ações – clique, seleção, scroll – são feitas através do toque. Confira na imagem abaixo alguns movimentos e suas respectivas ações.
Multi-Touch
Fonte da Imagem: Divulgação/Apple

Características e valores dos modelos

13.3”

  • Processador: Intel Core 2 Duo de 1,86GHz
  • Memória RAM: 2 GB
  • Placa gráfica: NVIDIA GeForce 320M
  • Porta USB: 2
  • Mini DisplayPort: Sim
  • Slot para cartões SD: Sim
  • Bateria: stand by: 30 dias – produtividade: 7 horas

11.6”

  • Processador: Intel Core 2 Duo de 1,4GHz
  • Memória RAM: 2 GB
  • Placa gráfica: NVIDIA GeForce 320M
  • Porta USB: 2
  • Mini DisplayPort: Sim
  • Slot para cartões SD: Não
  • Bateria: stand by: 30 dias – produtividade: 5 horas

Valores

Os preços dos novos modelos do MacBook Air assustam um pouco, mas, segundo Jobs, é o início de uma nova tendência entre os notebooks. O uso de memória flash e da placa-mãe mais compacta justifica um pouco os preços mais agressivos.
Valores dos modelos
Ambos os modelos no MacBook Air estarão disponíveis ainda hoje nas lojas da Apple dos Estados Unidos.

Resumo do que ocorreu no evento Back to the Mac


Um leão parece ser o novo felino da vez para a Apple!

Quando a Apple coloca um anúncio de emprego procurando “um engenheiro de software sênior para ajudar-nos a criar uma nova funcionalidade nas raízes do Mac OS X”, complementando com “algo que é realmente revolucionário”, as expectativas sobre a empresa sobem. Foi este o caso do anúncio colocado em Julho, e que embora não tenha sido relacionado exatamente com esta versão do OS X divulgada hoje, promete chacoalhar as estruturas de todos os amantes do sistema operacional criado por Steve Jobs.

Resumo da ópera: o que aconteceu de mais importante em Cupertino hoje

Novo MacBook Air: fino como você nunca viu.

Já era esperado. No dia 20 de outubro de 2010, exatamente às 16h25 (horário de Brasília), Steve Jobs balançou novamente as estruturas do mercado de informática com o lançamento do novo MacBook Air.
O laptop mais fino visto até hoje, com armazenamento em memória flash e autonomia de bateria de 30 dias em stand-by. Aliado à este lançamento, uma nova versão que promete deixar o Leopardo da neve (Snow Leopard) para trás: o Mac OS X Lion - o topo da cadeia alimentar de felinos utilizados em sistemas operacionais.
Evolução cíclica dos produtos Apple: computador, iPod, iPad, computador novamente! Resumo do MacOS X Lion: o Mac encontrou o iPad!
A conferência da Apple também mostrou novidades no sistema de vendas de softwares para Mac OS, com a apresentação de uma App Store específica para o sistema (contrariando boatos de que isso jamais existiria).
O novo sistema de gerenciamento completo, chamado de Mission Control, unifica o Exposé, o Dashboard, o Spaces e os aplicativos em tela cheia em um único painel, controlado por cliques e gestos simples em um Magic Trackpad. E o pacote de aplicativos iLife vem renovado, cheio de vida e novidades como produção automatizada de trailers para filmes já editados no sistema, efeitos sonoros aplicados em tempo real, "acerto" de rítmo automático no Garage Band e integração total com o Facebook, com produção de álbuns e slideshows tão belos quanto você puder imaginar.
iLife 11: muito mais para a sua vida. A criação automática de trailers mostra ao usuário quais cenas usar no filme.

Rumores e mais rumores antes do lançamento

Os boatos falam de interfaces sensíveis ao toque, ou um sistema operacional fechado (como o iOS utilizado em iPhones, iPod Touchs e iPads), no qual os aplicativos ficariam disponíveis em uma loja de aplicativos para Mac OS X e seriam avaliados pela Apple antes de serem divulgados ao público. Verdade seja dita, nenhum dos rumores que circulam a internet tem fundamento, já que nenhuma fonte interna da Apple confirmou os boatos.
Jobs utilizando o Face Time num desktop. O novo controle de do sistema: Mission Control!
Aliás, um boato foi desmentido: não se trata de um sistema operacional fechado, já que o próprio Steve Jobs respondeu a um email de um desenvolvedor perguntando se “irá existir uma App Store para MacOS X” com um conciso “Não”. (Atualizado: aparentemente, ou Steve Jobs mentiu para o desenvolvedor, ou o email apresentado por ele era falso. Haverá sim uma App Store para Mac OS).

Novidades quentinhas de quem acompanhou a conferência em tempo real!

Veja minuto a minuto como foi a conferência que lançou o o novo MacBook Air, o Mac OS X Lion, a loja de aplicativos online para Mac OS, o novo sistema de controle integrado chamado Mission Control e o novo pacote de aplicativos iLife 11. 

16h40 - Conferência encerrada com Jobs falando sobre quantas funcionalidades novas não puderam ser apresentadas e agradecendo a paciência de todos pela conferência longa.
16h38 - Lembrando: os MacBook Air terão placas de video Nvidia GeForce 320N;
16h38 - Pelas imagens nós podemos perceber: o MacBook Air é praticamente bateria. A placa mãe é tão compacta e otimizada que sobra espaço dentro do case;
16h37 - A facilidade com que as pessoas abrem o novo MacBook Air é incrível. Parece não natural o jeito com que ele é aberto com pouco esforço!
16h35 - Vídeo de encerramento da conferência: depoimentos e imagens do novo MacBook Air;
16h34 - A propaganda para TV confirma: é muito fino mesmo!
16h33 - Ambos os Macbook Air estarão disponíveis nas lojas hoje!
16h32 - Custa US$ 999.99 com 64GB de memória (11.6 polegadas) - Duzentos dolares a mais pelo dobro de armazenamento.
Os novos modelos de MacBook Air são ainda mais finos. E suas bateriais duram mais. A espessura no ponto mais grosso do aparelho é pouco mais de meia polegada.
16h32 - A bateria também diminui para 5 horas de utilização com navegação wireless;
16h31 - Existe um irmão menor. 11.6 polegadas de tela, 2.3 libras e resolução de 1366x768;
16h30 - Padrão Wi-Fi n, e a memória é incluída diretamente na placa, sem um case (como nos SSDs);
16h29 - Os testes realizados para a duração de bateria foi feito de forma diferente do padrão, de forma a representar melhor a utilização real.
16h28 - 30 dias de stanb by. 7 horas de funcionamento com navegação na web.
16h27 - Memória de armazenamento 2x mais rápida, 90% menor com memória flash.
16h26 - Corpo único de aluminio, e tela de 13 polegadas, e resolução de 1440x900. Trackpad multitouch, câmera para facetime. Não terá drive ótico nem SSD.
16h25 - O novo Macbook Air tem 0.69 polegadas de espessura no ponto mais grosso. 0.11 polegadas no ponto mais fino!
16h25 - O cruzamento de um macbook com o iPad: um laptop tão fino, com duração gigantesca de bateria - o novo MacBook Air;
16h24 - Mais uma coisa: Back to the Mac
16h23 - Recapitulação da apresentação: Jobs discorre rapidamente sobre todas as novidades apresentadas hoje;
16h22 - Desenvolvedores já podem (a partir de hoje) visitar o site da Apple para aprender sobre a Mac OS X Store;
16h21 - Lançamento do Mac OS na metade de 2011 - e o lançamento da App Store será lançada em 90 dias!
16h20 - "Eu queria ter mais uma hora e meia para mostrar todas as novidades para vocês", Steve Jobs;
16h19 - Você poderá ver dentro dos clusters de janela para saber exatamente o que existe em cada um;
16h18 - Entra-se no Mission Control com apenas um movimento no trackpad. Com apenas um clique dentro do Mission Control você acessa qualquer área do seu computador;
16h17 - Com apenas um clique você acessa o dashboard e volta para o seu aplicativo;
16h16 - Leitura de PDFs em fullscreen com controle de virada de página por toque;
16h15 - Navegação identica a do iPad: arrastar e criar pastas como no iOS 4, até com a mesma interface;
16h14 - Os aplicativos "pulam" da App Store para o computador.
A nova App Store abre em 90 dias. Visão geral da nova App Store para MacOS.
16h13 - Exatamente como o iPhone, você poderá atualizar todos os seus aplicativos com um único clique;
16h12 - Não será mostrado tudo o que há de novidades, mas pelo jeito a App Store é bem parecida com a iTunes Store;
16h10 - Unificação do Exposé, Dashboard, Spaces e Full Screen Apps em um único contrtole: Mission Control;
16h09 - Aplicativos pagos e gratuitos na App Store para Mac. Instalação simplificada em apenas um clique;
16h08 - "A App Store é um sucesso. Mais de 7 bilhões de aplicativos já foram baixados"!
16h07 - "Superficies touch NÃO são feitas para serem verticais. Não é confortável!"
16h06 - Mac OS X Lion terá Multitouch, App Store, App Home Screens, Full Screen Apps, Auto Save e os aplicativos continuam de onde estavam quando relabertos;
16h05 - Ciclo - Desktop -> iPhone -> iPad -> Desktop novamente. Lições aprendidas nos outros sistemas vão melhorar o sistema do desktop;
16h05 - Confirmado: o novo Mac OS X possui o nome de Lion (Leão);
16h04 - Começando os previews do Mac OS X novo. Sete novas funcionalidades!
16h03 - O lançamento do Face Time Beta é hoje!
16h02 - Jobs está conversando com Phill por meio de um Mac (e para um iPhone 4). E o display gira sozinho se o iPhone do seu contato for girado!
16h01 - 19 milhões de dispositivos capazes de utilizar o sistema Face Time em 4 meses;
16h00 - É hora de Face Time!
15h59 - Mais de 11 milhões de pessoas já usam o Garage Band, e o iLife 11 será gratuito em todos os Macs novos. Quem fizer upgrade hoje pagará apenas 49 dólares. Lançamento hoje;
15h58 - Gráficos de acompanhamento mostram o seu progresso no ensino musical;
15h56 - Você pode conectar seus instrumentos e executar as músicas das aulas em sincronia com a aula. Marcações aparecem na tela onde você errou e onde acertou. É quase um Guitar Hero by  Apple!
15h55 - O Garage Band 11 inclui aulas para pessoas que querem começar a tocar um instrumento musical. Baixo, piano, guitarra e violão são alguns dos instrumentos;
Edição facilitada de áudio separado por cor. Edição de trechos da onda de som selecionando nota a nota.
15h54 - Você pode esticar e comprimir notas individuais de cada instrumento apenas clicando sobre o desenho da onda de som e puxando-o!
15h52 - Funciona! É um corretor de rítmo que não deixa a música perfeita, mas pode ajudar muitas bandas a não serem ruins (ao menos na gravação);
15h52 - O Garage Band 11 arruma com apenas um clique os problemas de sincronia entre instrumentos. Vamos aguardar a demonstração!
15h51 - Identificação simples das diversas trilhas de audio por meio de ícones individuais;
15h50 - Garage Band 11 entrando em cena;
15h49 - Lembrando que o iMovie 11 possui integração com o Facebook também, para postar os filmes e compartilhá-los online;
15h48 - Trailer de viagem em ruínas astecas imitando um trailer de Indiana Jones;
15h47 - Mais dois trailers feitos inteiramente no iMovie 11 sendo apresentados. Ambos muito bons;
15h45 - Um trailer montado, na frente dos jornalistas, em 10 minutos. E ficou MUITO bom!
15h44 - Os trailers indicam até mesmo quando será utilizada uma cena em camera lenta.Cool!!!
15h42 - Os presets mostram uma prévia do que o video irá mostrar. Várias pessoas, cenas abertas, closes. Tudo para facilitar a escolha das cenas para o trailer.
15h41 - Você pode editar as informações escritas do trailer, com trilhas originais e edição avançada das cenas;
15h40 - O iMovie 11 pega predefinições de trailers e aplica automaticamente o seu filme ao modelo escolhido de trailer. E aparentemente funciona perfeitamente;
15h38 - Os efeitos incluem presets complicados de fazer manualmente, como inserção de frames estáticos e flashes em um único momento;
15h38 - O iMovie 11 introduz os efeitos de áudio (semelhantes aos de vídeos) em tempo real;
15h38 - Alteração individual de cada segmento de áudio;
15h37 - Edição de áudio facilitada com cores para cada linha de áudio;
15h36 - Inicia-se a apresentação do iMovie 11, com um localizador de pessoas e construção de trailers automática;
15h35 - Jobs: "Nós fizemos o iPhoto fazer tudo o que você quer em um só lugar com suas fotos";
15h34 - Vídeo de apresentação de um dos tipos de cartões que é possível criar com o iPhoto 11;
15h33 - Seus álbuns ficam armazenados em uma estante virtual (também em tela cheia), na qual você passeia e escolhe o álbum que quer visualizar;
15h30 - O sistema do iPhoto 11 permite criação de cartões com suas fotos, inclusive com vídeos explicando o que são;
15h29 - Mesmo com presets para os álbuns, tudo é absolutamente customizável no sistema de agrupamento e visualização;
15h28 - Criação de álbuns completamente automática com base nas datas, localização e identidade visual das fotos;
15h26 - Integração com o Facebook no iPhoto mostra comentários de outros usuários nas suas fotos publicadas online.
15h25 - iPhoto agora possui função para compartilhamento de fotos por email integrada ao programa. Basta selecionar as fotos e clicar em "compartilhar";
15h24 - Aparentemente, todos os modos de slideshow do iPhoto 11 são incríveis, e foram mostrados apenas 3!
15h22 - Wow... os slideshows com base em imagens dos mapas são simplesmente lindos!
15h21 - iPhoto 11 com integração com mapas;
15h20 - "Você pode passar o tempo todo dentro do iPhoto em fullscreen, sem a necessidade de sair para outros aplicativos";
iPhoto 11: slideshows com localização das fotos. Prateleiras virtuais onde são armazenados seus álbuns.
15h19 - Melhorias na interface do Facebook para iLife e o iPhoto 11;
15h18 - "O iLife é o motivo pelo qual muitas pessoas compram Macs";
15h17 - "O momento do Macintosh nunca foi tão bom!";
15h16 - 318 lojas em 11 países;
15h15 - A ASCI classifica o Mac como computador numero 1 em satisfação dos usuários;
15h14 - Steam para Mac vem ao assunto, com crossgaming entre PCs e Macs;
15h13 - 20.7% de marketshare nos EUA;
15h12 - O crescimento de PCs foi 11% (anual) contra 27% (anual);
19 milhões de iPhones 4 vendidos nos primeiros 4 meses. Loja da Apple em Pequim.
15h11 - Receita de 22 bilhões de dólares de receita. 13,7 milhões de Macs vendidos;
15h10 - Inicia-se a conferência com Jobs fazendo uma apresentação e comentando dados da empresa nos últimos tempos.

microsoft planeja lançar um tablet.


A Microsoft vai entrar com tudo na briga do recém-descoberto mercado de tablets. O presidente executivo da companhia, Steve Ballmer, anunciou nesta terça-feira que um novo tablet com Windows será lançado até o Natal deste ano para competir de igual para igual com o iPad.
Ainda não há informações se o produto será apenas apresentado antes do Natal ou se já estará disponível nas lojas para o consumidor. Ele também não informou qual empresa ficará responsável pela fabricação do produto. "Vocês verão novos tablets com o Windows instalado... Neste Natal", destacou Ballmer em uma audiência de estudantes, funcionários e jornalistas na London School of Economics.
Depois do lançamento do iPad, os tablets se tornaram uma verdadeira obsessão para muitas empresas. Segundo projeções de mercado, estima-se que apenas em 2010 pelo menos 10 milhões de tablets serão comercializados. A Apple tem a maior fatia deste mercado, tendo vendido mais de 3,3 milhões de unidades.
Microsoft terá tablet até o Natal
Durante a CES 2010, Steve Ballmer mostrou um tablet da HP operando com Windows, antes mesmo do lançamento do produto da Apple. Porém, pouco se falou sobre ele depois da apresentação. No mercado de celulares a situação não é diferente.
Apple, HTC e BlackBerry têm desempenho superior à Microsoft em vendas. O Windows para celulares detinha 8,7% do mercado em 2009, mas esse número deve cair pela metade até 2014, chegando a apenas 3,9%. No mês de julho a Microsoft também cancelou um celular voltado para adolescentes depois de três meses de baixas vendas.

Importante.

Esta acontecendo no momento a conferencia do tão esperado: Back to the Mac com Steve Jobs fazendo uma apresentação e como esse tipo de evento demora irei trazer as informações completas para vocês a noite obrigado.

Cientistas criam LED ultraflexível que pode ser implantado sobre a pele


LEDs sobre a pele

Imagine LEDs tão pequenos e flexíveis que podem ser implantados debaixo da sua pele sem provocar irritação e que ainda ajudam a transmitir informações. Esta ousada proposta é a mais nova aposta de um grupo de pesquisadores da Universidade de Illinois.
A ideia, em princípio, pode soar absurda. Afinal, imagine você andando por aí com um ponto de luz aceso no seu corpo? No entanto, a aplicação pode ter muito mais utilidades do que se imagina.
Os LEDs concebidos pelos pesquisadores têm pouco menos de um milímetro de espessura. A aplicação deles pode ser feita tanto sobre a pele, de forma estática, quanto sob a pele, de forma cirúrgica.
LED retorcidos

Como são flexíveis, eles podem assumir diversas formas. O material é resistente a torções de até 720 graus e é à prova d’água. Assim o usuário pode ficar tranquilo, já que tem a garantia de que os LEDs não sairão na piscina ou mesmo durante o banho.
Outra ideia do autor é criar uma espécie de tatuagem de LED, em que o usuário implanta sob a peles tantas luzes quanto forem necessárias para formar uma imagem ou desenho. Já em utilizações cirúrgicas, a função pode ser a de indicar o local de um hematoma ou de um tumor para que ele não seja ultrapassado durante uma cirurgia.

Microsoft anuncia o Windows Embedded Automotive 7


Durante uma feira automotiva em Detroit, a Microsoft anunciou que sua mais nova versão do sistema operacional para carros já está pronta. Chamado de Windows Embedded Automotive 7, ele utiliza a versão mais recentes da tecnologia de fala Microsoft Tellme, além de uma versão do Silverlight apropriada para os aparelhos.
A princípio, como além do desenvolvimento do software há o processo de design do dispositivo nos veículos, a empresa estima que o novo sistema operacional esteja disponível em novos automóveis em um período entre 18 e 24 meses.
A tecnologia que agora está sendo apresentada em carros, já está presente em produtos Windows que são largamente utilizados em outros campos como caixas automáticos, registradoras e muitos outros. Adicionalmente, a Microsoft está fazendo algumas mudanças para os nomes adotados em produtos automotivos.
Sistema da Microsoft terá suporte em outros modelos

Antes, eles eram conhecidos como Microsoft Auto para produtos acabados e chamados de Windows Automotive quando se relacionavam com a parte de kits de desenvolvimento. Entretanto, vale lembrar que embora a empresa queira combinar ambos em um único produto, ele estará presente de formas diferentes, conforme o veículo que adote a tecnologia.
O sistema operacional da Microsoft atualmente já é utilizado por algumas montadoras, especialmente a Ford que o utiliza para o Ford Sync. Embora nenhum deles esteja ainda com a versão 7 do SO ainda, alguns dos futuros carros que adotarão o sistema são o Fiat 500 e Nissan Leaf, além da nova geração do Ford Sync.

Inutilidade no século 21


enquanto grandes empresas criam softwares avançados carros para preservar a natureza e facilitar a nossa vida algumas pessoas tem ideais inúteis e sem sentido.
Primeira apresentação ao vivo da Longplayer
Fonte: Divulgação/Longplayer Trust
Existem bandas que gostam de fazer músicas longas, seja por identidade ou pelo próprio estilo musical. Mas nenhum grupo jamais conseguirá bater o tempo de reprodução da fundação por trás da Longplayer: 1000 anos de duração. O projeto já está em andamento desde 31 de dezembro de 1999 e o plano é encerrar a música apenas no final de 2999, totalizando um milênio de reprodução ininterrupta.
A Longplayer está sendo tocada por um computador e é composta em tempo real, por pessoas ou máquinas, utilizando taças tibetanas. O som pode ser ouvido no Trinity Buoy Wharf, um farol em Londres. Trechos da música também podem ser encontrados em outros lugares do mundo, ou pela internet (Acesse o site e baixe o arquivo de streaming).
Mas afinal, qual o objetivo disso tudo? Segundo o idealizador do projeto, a sua preocupação é a falta de compreensão sobre a fluidez e possibilidade de expansão do tempo, e os problemas em se conseguir representar isso. Dessa forma, a música representaria uma vida artificial de mil anos que terá que buscar processos de sobrevivência ao longo do tempo.
Para manter o som em contínua composição, a Longplayer Trust conta com pessoas que estão encarregadas de buscar soluções para que a música continue a existir mesmo com as mudanças imprevisíveis que possam ocorrer no mundo do futuro. Os resultados só serão conhecidos por uma geração muito distante da dos idealizadores da reprodução. Assista ao vídeo para entender um pouco mais sobre a música quase infinita:
se você achou isso util deixe seu comentário e explique porque gostou.se não gostou também deixe seu comentário! ;D