segunda-feira, 18 de outubro de 2010

iPhone 4 não será tão fácil ser encontrado por aqui


Mal o iPhone 4 chegou oficialmente a terras brasileiras e todo o estoque do aparelho já está esgotado. Ao entrar em uma loja da Tim, Claro, Oi ou Vivo em busca do aparelho, tudo que se encontra são longas listas de espera para o próximo lote. Ainda não há previsão de uma data para a reposição dos estoques, o que pode significar um longo período de expectativa para quem pretende adquirir o telefone sem recorrer à importação.
Não está claro se o número limitado de aparelhos que chegaram ao Brasil é responsabilidade das operadoras que encomendaram um número reduzido ou da própria Apple, que pode ter limitado a quantidade de iPhones vendidos devido à lentidão para fabricá-los.  Porém, a situação é bastante estranha se levarmos em conta práticas comuns das operadoras, que costumam estocar grandes quantidades de telefones bem-sucedidos nos mercados internacionais.

A falta do produto no mercado faz com que a única maneira de adquiri-lo atualmente seja recorrer à sites de leilão (que costumam cobrar um valor até maior do que os das operadoras) ou através de algum contato no exterior. Como não há previsão de datas para a reposição do estoque em terras brasileiras, esta se torna uma oportunidade para smartphones de empresas concorrentes ganhem espaço no mercado nacional.

Rumores sobre o novo Macbook Air


Macbook Air

Dia 20 de outuro, a Apple realizará o evento “Back to the Mac”, em Cupertino. Steve Jobs deverá anunciar o novo modelo do Macbook Air, aquele que surgiu como o notebook mais fino do mundo, em 2008.
Muitos sites (com fontes diferentes), afirmam que o novo aparelho possui 11,6” de tamanho e que as primeiras unidades já estão prontas, o que acelera o processo de colocar o novo Air a venda.
Além do tamanho menor (o Macbook Air atual possui 13,3”), acredita-se que a memória deste Mac será diferenciada. Em vez de contar com um HD normal (e com todo o seu peso), algumas versões do novo Macbook Air deverão possuir uma espécie de cartão SSD – que libera espaço dentro da máquina.
O novo Air também usaria memória flash, diminuindo consideravelmente o tempo de espera para ligar o aparelho. Essas mudanças podem não só deixar o Air ainda mais leve, como torná-lo mais barato.

Multitoque?

Além de ser menor, mais leve e com memória flash, rumores sobre sua capacidade multitoque também vieram à tona. Especula-se que o Macbook Air poderia ter tela sensível ao toque e retrátil, fazendo dele uma espécie de tablet.
No entanto, esta informação ainda está sendo muito discutida, pois muitos acreditam que a Apple não lançaria um produto assim, que poderia fazer com que Macs e iPads perdessem sua força.
O visual deve permanecer muito próximo do atual, mas com bordas mais definidas. Agora, nos resta esperar o anúncio da próxima quarta-feira para saber como será o novo Macbook Air.