quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Novo supercomputador mais potente do mundo é chinês


Supermáquina chinesa

Imagine um processador gráfico de alto desempenho da NVIDIA que custa 2,5 mil dólares (NVIDIA Tesla M2050). Ele deve rodar qualquer aplicativo, não é mesmo? Agora imagine 7 mil processadores iguais a esse, todos ligados em uma mesma máquina. Os resultados não seriam surpreendentes? E são, é o que prova o novo supercomputador chinês Tianhe-1A.
Tianhe-1A tirou o título de máquina mais poderosa do planeta das mãos dos Estados Unidos. Há alguns anos, o computador mais veloz estava no Laboratório Nacional de Oak Ridge, nos Estados Unidos. Com esse lançamento, a coroa volta para a Ásia, onde já esteve antes de os norte-americanos roubarem-na do Japão.
Instalado na Universidade Nacional de Tecnologia da Defesa, o Tianhe-1A possui especificações que deixariam qualquer um babando. Além das já mencionadas 7 mil placas gráficas da NVIDIA, também há mais 14 mil processadores produzidos pela Intel, garantindo que a máquina seja realmente veloz.
GPU utilizada

Em números, ele poderá processar até 2,5 petaflops. O IBM Roadrunner processa 1,7,e o Crazy XT5 Jaguar (antigo detentor do título de mais rápido do mundo), 1,75 (podendo chegar a 2,3). Todos eles são baseados no sistema operacional Linux.

Mas para que tanta potência?

É lógico que este tipo de computador não é utilizado para tarefas mais “domésticas”, como jogos e aplicativos de escritório. O Tianhe-1A utiliza essa enorme quantidade de chips gráficos devido às possibilidades de processamento de tarefas mais específicas. O computador será utilizado para simulações e previsões.
Cálculos para indústrias petrolíferas (exploração e refinamento), previsões astronômicas e meteorológicas e desenvolvimento da medicina são algumas das tarefas mais importantes realizadas por ele. A China também poderá emprestar a máquina para outros países realizarem pesquisas.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O que esperar para os próximos 10 anos


Uma breve visão do futuro. Uma breve visão do futuro.

É difícil falar de futuro mantendo um pé no chão enquanto a cabeça vai para as nuvens. É muito fácil imaginar utopias distantes e esquecer-se da realidade possível e plausível. Divagar em possibilidades tecnológicas que beiram os quadros de Salvador Dalí no que tangem à sua probabilidade de concretização.

O que esperar nos próximos 10 anos

Em meio a tantas novidades e a velocidade estupenda com a qual os avanços nos campos computacionais ocorrem, conversamos com dois expoentes na área para responder à seguinte questão: “Na sua visão, quais as tendências do mundo da tecnologia para os próximos 10 anos”?
As respostas de Paulo Iudicibus, diretor de Inovação e Novas Tecnologias da Microsoft e Isar Mazer, vice-presidente de Produto e Procurement da Positivo Informática trazem luz a um futuro obscuro, e fornecem uma visão gloriosa no que tange a mobilidade, a informação e a integração.

10 – Mais sustentabilidade, menos desperdício

Não é de hoje que a questão é levantada. Em 1992, no Rio de Janeiro, a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (que ficou conhecida como ECO-92) já discutia conceitos ainda desconhecidos como desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas e a conservação e reaproveitamento de recursos naturais.
Verde é bom. Prepare-se para escutar mais sobre isso.Quase 20 anos depois, o cerne da questão verde foi bastante aprofundado, e áreas como desenvolvimento de novos produtos e tecnologias levam a sustentabilidade como um de seus pilares fundamentais.
Para Paulo Iudicibus (Microsoft) existe um lado ecológico da tecnologia. “Cada vez mais os dispositivos terão que ser sustentáveis”. A teoria é corroborada por Isar Mazer (Positivo Informática): “A preservação do meio ambiente se ampliará também na área de TI, com o uso de materiais menos poluentes e recicláveis. Novos transistores e múltiplos núcleos vão viabilizar a redução de consumo dos computadores”.
Desta forma, ocorrerá a eliminação de componentes dispensáveis em eletrônicos, materiais biodegradáveis poderão ser empregados para bens de consumo supérfluo e a energia será gerada pelo próprio usuário simplesmente andando com o celular no bolso da calça.

09 – Imigrantes e nativos digitais trabalhando juntos

A maioria de nós é um imigrante no que tange a computação e a internet. Uma pessoa que nasceu e criou-se num ambiente offline, mas que aprendeu os meandros da computação e hoje em dia consegue executar suas atividades diárias utilizando uma ferramenta que era estranha no começo, mas que foram pensadas tendo em mente o nosso aprendizado e utilização.
Pessoas nascidas nos anos 90 e 2000 são nativas digitais.No entanto, o mercado de trabalho deve começar a receber em breve os chamados nativos digitais. Pessoas nascidas nos anos 90 e 2000, que nunca precisaram pensar e agir offline, e para as quais um ambiente digital é tão natural quanto um ambiente não composto por bits e bytes.
Apesar da antecipação deste momento, as ferramentas que possuímos hoje não são pensadas para estas pessoas e sua habilidade natural de locomover-se pelos meios eletrônicos, bem como sua visão completamente natural do digital. Estes atributos novos no mercado de trabalho devem ser bem explorados, mas sem deixar de lado usuários imigrantes, que farão parte dos ambientes empresariais ainda pelas próximas duas ou três gerações.
Os nativos digitais estão imersos em tecnologia desde o nascimento.A força de trabalho multigeracional, como é chamada, integra estes dois universos, e para Paulo Iudicibus (Microsoft) os ambientes de trabalho tem que se habituar às diversas gerações; a tecnologia terá que suportar a capacidade de trabalhadores, sem se dividir com fronteiras.
As grandes empresas do ramo de informática (inclusive nós do Baixaki, que nasceu no início dos anos 2000, pouco depois do grande boom da internet) já estão se preparando para esta diversidade cultural no ambiente de trabalho. Aos poucos, os outros segmentos do mercado devem seguir o mesmo padrão.

08 – Online o tempo todo e com todas as informações

Conexões Wi-Fi, Edge, 3G e 4G. Satélites, fibras óticas e redes ad-hoc. Laptops, notebooks, netbooks, smartphones, tablets, celulares, PDAs, pagers, televisões, desktops e muito mais pode ser resumido em uma única palavra: conectividade. E as formas inventadas de se conectar a este universo de dados que recobre o mundo ainda não acabaram.
Toda a informação gerada é acessível por todo o mundo.
Todos os dias, milhares de pesquisadores e engenheiros procuram a forma perfeita de manter um ser humano informado e conectado. Por meio do maior portal de downloads do Brasil, você fica sabendo as novidades sobre programas e área de tecnologia no seu desktop. Na faculdade ou trabalho, utiliza seu netbook para acessar emails e bater papo com os colegas. Em casa pode ligar a televisão e escolher o conteúdo que vai assistir.
Um universo de pesquisa.A fragmentação do digital ainda é presente na nossa vida, mas tende a diminuir. Para Isar Mazer, da Positivo Informática, é fato que nos próximos 10 anos pessoas e máquinas vão se comunicar por redes de conexões neurais, permitindo aplicações práticas e inéditas, como o monitoramento da saúde, alimentação e clima.
Exemplos do que esta visão incluí são o fato de que seu médico saberá como anda a sua alimentação e enviará mensagens de acompanhamento instantâneo da sua saúde. Você se arrumará de manhã sabendo o que vestir para o dia vindouro, pois já conhece a previsão do tempo para o período.

07 – Tecnologia mais presente e menos aparente

É estranho pensar que, quanto mais a tecnologia avança, menos nós prestamos atenção a como ela nos cerca. Mas é exatamente isto que Paulo Iudicibus visualiza em um futuro próximo.
Donas de casa não precisarão fazer listas de compras, já que seus refrigeradores e dispensas farão encomendas automaticamente quando produtos estiverem acabando. Pagamentos efetuados por meios eletrônicos superarão o uso de papel moeda, e tornarão notas e cheques ultrapassados.
Mas tudo isso será cotidiano. Ninguém pensará “uau, como é tecnológico”. Será tudo... Banal.

06 – O fim do papel e o reinado do e-paper

Pensando em todos os itens anteriores combinados, parece óbvio que o uso do papel cotidianamente desapareça. No seu lugar surgirão telas ultraflexíveis que imitarão a utilização dada para seus predecessores, expandindo-as. Cadernos de notas se tornarão aparelhos celulares. Jornais serão atualizados instantaneamente. Cadernos carregarão informações de um terminal ao outro.
Algumas das formas citadas (bem como diversos pontos tratados neste texto) podem ser vistas neste vídeo, que é uma espiadela no futuro, criado pela Microsoft.

05 – Um mundo formado por imagens digitais em todo o mundo real

Devido ao barateamento das telas sensíveis ao toque e outras tecnologias de visualização, muito do que é feito de maneira precária hoje será digital. Os painéis com propagandas em movimento como na Times Square, em Nova Iorque, causarão espanto pela pouca qualidade e usabilidade das tecnologias disponíveis.
Mapas com visualização em tempo real das rotas e posições de transportes públicos estarão em cada parada, acompanhados da previsão de chegada do próximo veículo. Telas transparentes no lugar de vidros, imagens saltando das lojas e espelhos funcionando com realidade aumentada ajudando moças a escolherem suas roupas nos provadores são apenas algumas das possibilidades.

04 – Mescla entre realidade e “digitalidade”

Filmes de ficção científica tem o costume de mostrar holografias e imagens em três dimensões interagindo com usuários como uma pessoa normal. Para todos os que achavam este sonho sci-fi muito distante, repensem. A Microsoft deu um grande salto na interação homem e máquina introduzindo no mercado o Milo, um jovem cibernético que interage com você e reconhece seus movimentos, expressões e fala.
Agora imagine este tipo de tecnologia completamente desenvolvida, aliada ao barateamento dos custos de monitores e telas 3D sem o uso de óculos, e teremos guias turísticos em três dimensões andando com estudantes em museus, atendentes virtuais em lojas de roupas e muito mais.

03 – Armazenamento e colaboração nas nuvens

Para Paulo Iudicibus este ponto já é realidade, e tende a ser apenas aprofundado e melhorado. A computação em nuvem traz benefícios gigantescos, como a necessidade de espaços de armazenamento menores, edições colaborativas e menores requerimentos de hardware para aplicações, mas depende de uma conexão a internet constante e de alta velocidade para funcionar corretamente.
Este recurso ainda é subaproveitado, e com o barateamento da transmissão de dados, os equipamentos eletrônicos e a melhoria da qualidade dos serviços das operadoras de internet, a tendência é de que a maioria dos arquivos em um computador deixe de ser armazenada localmente e passe a ser pega diretamente da nuvem.
Pensando pequeno, você não precisaria ter uma coleção de MP3 e filmes em seu disco. Basta acessá-los e aproveitar um momento de descontração. Seus documentos, trabalhos e estudos ficarão hospedados na rede, e não será necessário enviá-los por email para o destinatário. Basta que ele acesse o arquivo e faça as alterações. Tudo será registrado, e você poderá ver exatamente o que foi alterado, quando e por quem.
Isar Mazer levanta um ponto importante: na nuvem, o usuário poderá interagir com aplicativos inteligentes, que utilizam suas várias experiências em diversos campos para evoluir linhas de raciocínio e fornecer serviços cada vez mais precisos e especializados.
Escritórios tendem a deixar de existir. Determinados cargos existirão apenas na forma de Home Office, já que o trabalhador não precisará se deslocar até o local do emprego, economizando os recursos naturais que seriam utilizados no transporte e o tempo do translado (retomando o ponto 10 – Sustentabilidade).

02 – Você não os vê, mas eles estão lá

Nanotecnologia. Computadores cada vez menores, com usos diversos. Microcirurgiões realizando operações dentro do corpo humano. Nadadores minúsculos despoluindo rios e mares. Robôs tão pequenos que são capazes de serem levados pelo ar para analisar condições atmosféricas no mundo todo, promovendo uma qualidade superior na previsão do clima e catástrofes naturais.
Robôs miniaturizados para efetuar tarefas antes impossíveis.

Ambientes com móveis adaptáveis às necessidades momentâneas e resoluções ainda maiores que as existentes hoje em espaços pequenos.
A criação de Sistemas Microeletromecânicos (Micro-Electro-Mechanical Systems, em inglês) ou simplesmente MEMs irá permitir acesso e controle sobre áreas humanas e naturais nunca antes pensadas.

01 – Melhoramentos humanos: a bioengenharia

Próteses biônicas perfeitamente integradas ao corpo humano, de forma que nem um observador atento consiga perceber a diferença. Já conseguimos fazer braços, pernas e olhos biônicos. A produção de um ser humano imortal ainda parece ser um sonho distante, mas a melhoria humana é um ponto mais real.
Aliado a todas as tecnologias e tendências anteriores, o homem procurar uma forma de melhorar suas capacidades e recobrar funções perdidas. Computadores que funcionem com o mesmo princípio dos neurônios (chamados de neurocomputadores) permitem a perfeita integração homem/máquina.
Olho biônico. Uma realidade.

Paulo Iudicibus levanta o ponto de que a Lei de Moore, que diz que o poder de processamento dos computadores atuais dobra a cada 18 meses, aliado às novas tecnologias, nos forneceria processadores aproximadamente 7x mais rápidos nos próximos anos. Isar Mazer complementa dizendo que a interação entre dispositivos e pessoas será tão natural como, hoje, são os relacionamentos, com horizontes expandidos graças às redes sociais.
Mescle a bioengenharia com a nanotecnologia, a conectividade relacionada com a computação em nuvem em uma pessoa nativa tecnologicamente e você terá uma visão do futuro muito além dos próximos 10 anos. Mas não se esqueça: as tecnologias necessárias para a produção deste tipo de realidade já estão em desenvolvimento, e os anos vindouros serão de grandes avanços nestes campos.

A versão 2.5 do Adobe AIR foi anunciada

Desktop interativo Avatar

Fonte da imagem: Divulgação/Adobe

O Adobe AIR (sigla de Adobe Integrated Runtime) é uma plataforma criada para executar programas sem precisar se adaptar ao sistema operacional de cada usuário. O AIR facilitou a vida de muitos desenvolvedores e agora vai além, oferecendo suporte para tablets, smartphones e até televisores.

O Adobe Air 2.5 pode ter aplicativos em Flash, HTML e Ajax e pode ser utilizado em sistemas operacionais do iPhone, Blackberry, aparelhos com Android, etc. Agora ele oferece acelerômetro, câmera, vídeo, sincronização com GPS e multitoque.

A primeira linha com AIR 2.5 será a SmartTV, da Samsung, seguida, no próximo ano, por aparelhos da Acer, HTC, Motorola, Blackberry, entre outros. A Adobe também anunciou a criação de um mercado de aplicativos.

Chamado de Adobe InMarket, ele é uma maneira simplificada para que os desenvolvedores de aplicativos para plataforma Adobe AIR possam distribuir suas criações. Esperamos que os aplicativos para TV’s, tablets e telefones possam ser tão bonitos e funcionais quanto os programas do Adobe AIR no computador.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Fim da era XP!



Sistema operacional foi aposentado pela Microsoft.
No evento de comemoração de um ano do lançamento do Windows 7, a Microsoft informou que não vai mais autorizar a venda de produtos com a versão XP do sistema operacional pré-instalado. A decisão aposenta o OS lançado em 2001 de forma praticamente definitiva.
O acontecimento já era esperado desde 2008, quando a Microsoft anunciou pela primeira vez o fim do suporte ao Windows XP. A versão ainda era utilizada em netbooks por ser mais leve, portanto, ideal para este tipo de dispositivo.
Os downgrades para a versão, porém, devem continuar por mais algum tempo. O serviço é oferecido pela fabricante para pequenas empresas, que ainda não aderiram às novas versões do Windows devido a problemas de compatibilidade e custos. A Microsoft não informou uma data para o fim do suporte.

Macbook Air é para meninas. Isso sim é notebook de macho!


Nada contra produtos da Apple, mas o computador apelidado de notebook do Chuck Norris, criado pela VT Miltope para o exército americano, é resistente como um tanque para as guerras que virão.

Isso sim é um notebook digno do Chuck Norris.
Fonte da Imagem: Divulgação/VT Miltope
Parando para pensar, um dispositivo de computação pensado para ser transportado junto ao seu usuário para qualquer lugar, como um laptop, possui uma construção bastante frágil. Não pode ser derrubado, molhado, atropelado, arrastado por um veículo fora de estrada ou explodido por uma granada.
Tendo isto em mente, o Exército Americano encomendou à VT Miltope um dispositivo que possa sobreviver às guerras que estão por vir. E o resultado foi este: um computador portátil (ao menos para os militares, já que você não o carregaria para a casa de sua namorada) que pode aguentar o uso militar sem sequer sofrer falhas no vídeo.
Os detalhes da concepção do computador ultrarrobusto da VT Miltope são um mistério (segredo militar), mas ele foi concebido para atender ao padrão MIL-STD-810F de durabilidade. O RLC-3aguenta 26 quedas de 1 metro em qualquer direção, possui proteção contra água, poeira, chuva, fungos e até mesmo pulsos eletromagnéticos (EMP), sem falar em seu case protetor que aguenta explosões e descargas elétricas com carga semelhante à de raios.
VT Miltope: Equipamentos robustos.
Apesar dos detalhes da construção não terem sido revelados, as especificações de hardware estão disponíveis no site da empresa:
  • Processador Intel Core™ 2 Duo T9400 com 2.53 GHz e 6 MB de cache L2  rodando a 1066 MHz;
  • Máximo de 8 GB de memória DDR3 rodando a 1066 MHz;
  • Placa de vídeo 3D integrada Intel Mobile Graphics Media Accelerator 4500MHD com 352 MB de memória;
  • Rede sem fio Intel® Wi-Fi Link™ 5000 Series 802.11a/b/g/n;
  • Drive gravador de DVD (BlueRay opcional);
  • Monitor 15.4" WXGA com redução de reflexo para visualização na luz do sol;
  • Até 320 GB de espaço em disco robusto (provavelmente um SSD);
  • Fonte de alimentação direta, e bateria de Íon-Lítio célula única com 7200 mAh;
  • Feito para aguentar os padrões de resistência militares MIL-STD-810F/461E/464A/2169B;
  • Cinco anos de garantia.
Infelizmente o VT Miltope RLC-3 não estará disponível ao grande público (como a grande maioria dos equipamentos produzidos pela VT Miltope). Mas se você precisa de um computador portátil resistente, pode comprar um Panasonic ToughBook. O vídeo abaixo dá uma ideia do que ele é capaz

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Keyglove: a luva de digitação


Vários sensores na luva

Preguiça de se mexer, mas precisa digitar? Então você vai gostar de saber que há um novo gadget sendo desenvolvido para permitir que os usuários digitem textos inteiros sem que seja necessário mexer os pulsos. É a Keyglove, uma luva com vários sensores elétricos que são ativados por mínimos movimentos e, assim, acionam as “teclas”.
A luva com muitos sensores deve ser colocada em uma das mãos do usuário. Com movimentos quase imperceptíveis, os sensores são ativados e uma placa de conversão de sinal realiza a identificação. Assim as “teclas” transformam os impulsos elétricos em letras que surgirão nos monitores.
Além dos vários sensores para a simulação de um teclado, há um acelerômetro que identifica os movimentos da mão para movimentar o cursor do mouse. Assim a experiência de controle do computador torna-se completamente possível com apenas uma mão do usuário.
O projeto ainda está em desenvolvimento e o site oficial ensina os usuários a construírem suas próprias luvas. No futuro esse projeto pode ser muito útil para que pessoas com limitações motoras também possam utilizar computadores sem problemas.

Rumores sobre windows 8

Windows 8?

Em um evento na última semana, Steve Ballmer, executivo da Microsoft, afirmou que já está trabalhando em um novo Windows. Ao ser questionado sobre qual seria o próximo passo arriscado da empresa, Ballmer simplesmente respondeu “o próximo lançamento do Windows”

Além disso, um post no blog oficial da Microsoft na Holanda, em celebração ao primeiro ano de vida do Windows 7, afirma que a espera até a próxima versão do SO (que vem sendo chamada de Windows 8 por blogs e sites) deve durar cerca de dois anos. Além disso, especula-se que uma versão Beta estará disponível já em 2011.

Alguns especialistas questionam estas informações, por achar que a Microsoft não lançaria uma nova versão do Windows em um espaço de tempo tão curto, já que isso poderia prejudicar as vendas do próprio Windows 7.

A última versão do sistema operacional da Microsoft veio para enterrar de vez o Windows Vista, sendo um sucesso de vendas, com mais de 200 milhões de novos usuários em apenas um ano.

AMD lança Radeon 6870 e 6850

Radeon 6850

Fonte da imagem: AMD (via Flickr)

A AMD lançou na semana passada o que eles chamam de a nova geração da experiência para gamers: a Radeon 6870 e Radeon 6850. Elas são as sucessoras dos modelos Radeon 5770 e 5750, (que, por sua vez, eram substitutas das HD5800), buscando ter preços mais atrativos e oferecer maior desempenho em jogos.

Os novos modelos buscam proporcionar aos jogadores uma experiência de jogo com 30% a mais de desempenho para jogos quando em comparação com os produtos lançados por seus concorrentes. Os grandes destaques são para o suporte oferecido a funções do DirectX 11, proporcionando melhor aproveitamento de recursos.

Entre as funções principais relacionadas ao DirectX 11, foi adotado um novo motor de processamento para o “Tessellation” e funções para redução de “serrilhados”, com suporte e melhorias para as opções de filtros anti-aliasing chamado Morphological AA e antistropic.

Radeon 6870

Fonte da imagem: AMD (via Flickr)

Como especificações principais, a Radeon HD 6850 possui 775 Mhz na GPU e 1GB de memória de 256 bits a 4.0Ghz. Ela apresenta um consumo (TDP) que varia entre 19 W (em estado de espera) e 127 W (em funcionamento. O preço sugerido para a linha de US$ 180,00.

O modelo 6870, conta com 900 Mhz na GPU e 1GB de memória de 256 bits a 4.2Ghz. Em relação ao consumo (TDP), há uma variação entre 19W (em espera) e 151W (ativa). O preço sugerido para o lançamento é de US$ 240,00. A nova linha, em termos de mercado, competirá diretamente com as GeForces GTX 460

domingo, 24 de outubro de 2010

Confira a última musica do novo álbum do Linkin Park




Ouve ai, que amanhã vou postar o álbum todo pra download, abraço.

Preço de LCD tende a cair!

Sony Bravia KDL-43XBR9. Você poderá ter uma...

Fonte da Imagem: Divulgação/Sony

Se você está pensando em comprar sua televisão LCD ainda este ano, vale a pena esperar um pouco mais antes de investir. Conforme anúncio da Reuters, a aposta é que o preço no mercado caia ainda mais até o final do ano.

A afirmação veio do chefe da corporação Sony, horas depois que a LG divulgou o pior lucro operacional em seis trimestres, devido às quedas de preço das televisões que se utilizam da tecnologia LCD no mundo e da queda do preço dos painéis LCD.

De acordo com o vice-presidente Sênior da Sony, Yoshihisa Ishida, “Os preços de TVs como um todo vão cair, pois existe estoque demais no mercado”. Esse comentário foi feito durante uma reunião em Tóquio, para falar sobre o lançamento das televisões com a Google TV nos Estados Unidos.

Diminuição das vendas e chegada da Google TV

Divulgação/GoogleTV

Além de acreditar na baixa dos preços, Ishida afirma que não há como saber se a manipulação de preços pode ajudar o mercado a expandir novamente, uma vez que, atualmente, não é possível confiar em vendas unitárias crescentes.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Celulares do futuro


  Como todos já sabem a tecnologia cada vez mais almenta e cada vez mais coisas novas estão por vir e é isso que as grandes inpresas exemplo a nokia pretende fazer que são os tão chamados celulares do futuro, eles pretendem fazer celulares com uma tecnólogia já mais vista no mundo de hoje,celulares com grossura   de um palito de dente super flexiveis que viram até pulseiras ao dobrar e muito mais tecnologia,então quem estiver vivo até lá vai conferir os celulares do futuro , se tiver dinheiro claro ,eu separei algumas fotos e videos confira abaixo :





              
             


              

quarta-feira, 20 de outubro de 2010


Novos MacBook Air
A cidade de Cupertino vai ficar na memória dos amantes da empresa da maçã por um bom tempo. Aconteceu nesta quarta-feira o “Back to the Mac”, evento da Apple que trouxe muito novidades para o mundo da tecnologia.
Em meio ao novo OS X 10.7 e suas novas funcionalidades, surgiu um velho conhecido dos usuários, o MacBook Air. A novidade é que o notebook encontrou-se com o iPad, o que deu origem ao laptop mais fino visto até hoje!

Fino quanto?

O novo MacBook Air tem apenas 17 mm no ponto mais espesso, e apenas 3 mm no lado mais fino. Dois modelos diferentes foram apresentados. O primeiro deles conta com uma tela de 13.3”, com resolução de 1440×900 pixels (proporção de 16:9).
Novo MacBook Air

Já o segundo modelo é um pouco menos, com tela de 11.6” e resolução de 1366x768 (proporção 16:9). Além da tela, a principal diferença entre esse e aquele modelo está no processador, que no MacBook Air de 11.6” será um pouco mais fraco. Outra diferença é que o notebook menor não terá o slot para cartões.
Vale lembrar que os novos modelos do MacBook Air contarão com placas de vídeo Nvidia GeForce 320N.

Placa-mãe e bateria

O visual da parte interna do novo MacBook Air impressiona. Ao contrário do que acontece na maioria dos notebooks, na nova máquina da Apple boa parte do espaço interno é ocupado pela bateria.
A placa-mãe está tão compacta, que o usuário precisa prestar mais atenção ao que está vendo para perceber que ela está ali. O interessante é perceber que, mesmo menor, a motherboard continua abrigando todos os componentes sem problema.
Por dentro o novo MacBook Air
Fonte da Imagem: Divulgação/Apple
Falando em bateria, o desempenho da fonte de energia do novo MacBook Air é, no mínimo, interessante. Em stand by, o notebook da Apple tem autonomia de até 30 dias! Usando o Wireless e realizando tarefas comuns, o MacBook Air aguenta até 7 horas sem energia elétrica.
Os testes feitos para chegar ao tempo de duração da bateria foram diferentes para o novo MacBook Air. Segunda a Apple, a ideia era simular a real utilização do novo notebook, por isso a avaliação foi um pouco mais pesada do que o de costume.

Flash para armazenamento

Uma das características dos novos modelos do MacBook Air que permitiu aumentar consideravelmente a autonomia da bateria está na utilização de memória flash para o armazenamento das informações no computador.
Além de tornar o acesso aos dados mais rápido, as memórias desse tipo consomem menos energia, o que reduz, e muito, o consumo da bateria. É interessante perceber que vários recursos do iPad realmente fazem parte dos novos modelos do MacBook Air.

O Multi-Touch perfeito para notebooks

Engana-se quem pensa que o notebook da Apple não possui recurso multi-touch. O MacBook Air traz um amplo espaço para o touchpad. A diferença está no fato de não haver nenhum botão para o usuário utilizar.
Todas as ações – clique, seleção, scroll – são feitas através do toque. Confira na imagem abaixo alguns movimentos e suas respectivas ações.
Multi-Touch
Fonte da Imagem: Divulgação/Apple

Características e valores dos modelos

13.3”

  • Processador: Intel Core 2 Duo de 1,86GHz
  • Memória RAM: 2 GB
  • Placa gráfica: NVIDIA GeForce 320M
  • Porta USB: 2
  • Mini DisplayPort: Sim
  • Slot para cartões SD: Sim
  • Bateria: stand by: 30 dias – produtividade: 7 horas

11.6”

  • Processador: Intel Core 2 Duo de 1,4GHz
  • Memória RAM: 2 GB
  • Placa gráfica: NVIDIA GeForce 320M
  • Porta USB: 2
  • Mini DisplayPort: Sim
  • Slot para cartões SD: Não
  • Bateria: stand by: 30 dias – produtividade: 5 horas

Valores

Os preços dos novos modelos do MacBook Air assustam um pouco, mas, segundo Jobs, é o início de uma nova tendência entre os notebooks. O uso de memória flash e da placa-mãe mais compacta justifica um pouco os preços mais agressivos.
Valores dos modelos
Ambos os modelos no MacBook Air estarão disponíveis ainda hoje nas lojas da Apple dos Estados Unidos.

Resumo do que ocorreu no evento Back to the Mac


Um leão parece ser o novo felino da vez para a Apple!

Quando a Apple coloca um anúncio de emprego procurando “um engenheiro de software sênior para ajudar-nos a criar uma nova funcionalidade nas raízes do Mac OS X”, complementando com “algo que é realmente revolucionário”, as expectativas sobre a empresa sobem. Foi este o caso do anúncio colocado em Julho, e que embora não tenha sido relacionado exatamente com esta versão do OS X divulgada hoje, promete chacoalhar as estruturas de todos os amantes do sistema operacional criado por Steve Jobs.

Resumo da ópera: o que aconteceu de mais importante em Cupertino hoje

Novo MacBook Air: fino como você nunca viu.

Já era esperado. No dia 20 de outubro de 2010, exatamente às 16h25 (horário de Brasília), Steve Jobs balançou novamente as estruturas do mercado de informática com o lançamento do novo MacBook Air.
O laptop mais fino visto até hoje, com armazenamento em memória flash e autonomia de bateria de 30 dias em stand-by. Aliado à este lançamento, uma nova versão que promete deixar o Leopardo da neve (Snow Leopard) para trás: o Mac OS X Lion - o topo da cadeia alimentar de felinos utilizados em sistemas operacionais.
Evolução cíclica dos produtos Apple: computador, iPod, iPad, computador novamente! Resumo do MacOS X Lion: o Mac encontrou o iPad!
A conferência da Apple também mostrou novidades no sistema de vendas de softwares para Mac OS, com a apresentação de uma App Store específica para o sistema (contrariando boatos de que isso jamais existiria).
O novo sistema de gerenciamento completo, chamado de Mission Control, unifica o Exposé, o Dashboard, o Spaces e os aplicativos em tela cheia em um único painel, controlado por cliques e gestos simples em um Magic Trackpad. E o pacote de aplicativos iLife vem renovado, cheio de vida e novidades como produção automatizada de trailers para filmes já editados no sistema, efeitos sonoros aplicados em tempo real, "acerto" de rítmo automático no Garage Band e integração total com o Facebook, com produção de álbuns e slideshows tão belos quanto você puder imaginar.
iLife 11: muito mais para a sua vida. A criação automática de trailers mostra ao usuário quais cenas usar no filme.

Rumores e mais rumores antes do lançamento

Os boatos falam de interfaces sensíveis ao toque, ou um sistema operacional fechado (como o iOS utilizado em iPhones, iPod Touchs e iPads), no qual os aplicativos ficariam disponíveis em uma loja de aplicativos para Mac OS X e seriam avaliados pela Apple antes de serem divulgados ao público. Verdade seja dita, nenhum dos rumores que circulam a internet tem fundamento, já que nenhuma fonte interna da Apple confirmou os boatos.
Jobs utilizando o Face Time num desktop. O novo controle de do sistema: Mission Control!
Aliás, um boato foi desmentido: não se trata de um sistema operacional fechado, já que o próprio Steve Jobs respondeu a um email de um desenvolvedor perguntando se “irá existir uma App Store para MacOS X” com um conciso “Não”. (Atualizado: aparentemente, ou Steve Jobs mentiu para o desenvolvedor, ou o email apresentado por ele era falso. Haverá sim uma App Store para Mac OS).

Novidades quentinhas de quem acompanhou a conferência em tempo real!

Veja minuto a minuto como foi a conferência que lançou o o novo MacBook Air, o Mac OS X Lion, a loja de aplicativos online para Mac OS, o novo sistema de controle integrado chamado Mission Control e o novo pacote de aplicativos iLife 11. 

16h40 - Conferência encerrada com Jobs falando sobre quantas funcionalidades novas não puderam ser apresentadas e agradecendo a paciência de todos pela conferência longa.
16h38 - Lembrando: os MacBook Air terão placas de video Nvidia GeForce 320N;
16h38 - Pelas imagens nós podemos perceber: o MacBook Air é praticamente bateria. A placa mãe é tão compacta e otimizada que sobra espaço dentro do case;
16h37 - A facilidade com que as pessoas abrem o novo MacBook Air é incrível. Parece não natural o jeito com que ele é aberto com pouco esforço!
16h35 - Vídeo de encerramento da conferência: depoimentos e imagens do novo MacBook Air;
16h34 - A propaganda para TV confirma: é muito fino mesmo!
16h33 - Ambos os Macbook Air estarão disponíveis nas lojas hoje!
16h32 - Custa US$ 999.99 com 64GB de memória (11.6 polegadas) - Duzentos dolares a mais pelo dobro de armazenamento.
Os novos modelos de MacBook Air são ainda mais finos. E suas bateriais duram mais. A espessura no ponto mais grosso do aparelho é pouco mais de meia polegada.
16h32 - A bateria também diminui para 5 horas de utilização com navegação wireless;
16h31 - Existe um irmão menor. 11.6 polegadas de tela, 2.3 libras e resolução de 1366x768;
16h30 - Padrão Wi-Fi n, e a memória é incluída diretamente na placa, sem um case (como nos SSDs);
16h29 - Os testes realizados para a duração de bateria foi feito de forma diferente do padrão, de forma a representar melhor a utilização real.
16h28 - 30 dias de stanb by. 7 horas de funcionamento com navegação na web.
16h27 - Memória de armazenamento 2x mais rápida, 90% menor com memória flash.
16h26 - Corpo único de aluminio, e tela de 13 polegadas, e resolução de 1440x900. Trackpad multitouch, câmera para facetime. Não terá drive ótico nem SSD.
16h25 - O novo Macbook Air tem 0.69 polegadas de espessura no ponto mais grosso. 0.11 polegadas no ponto mais fino!
16h25 - O cruzamento de um macbook com o iPad: um laptop tão fino, com duração gigantesca de bateria - o novo MacBook Air;
16h24 - Mais uma coisa: Back to the Mac
16h23 - Recapitulação da apresentação: Jobs discorre rapidamente sobre todas as novidades apresentadas hoje;
16h22 - Desenvolvedores já podem (a partir de hoje) visitar o site da Apple para aprender sobre a Mac OS X Store;
16h21 - Lançamento do Mac OS na metade de 2011 - e o lançamento da App Store será lançada em 90 dias!
16h20 - "Eu queria ter mais uma hora e meia para mostrar todas as novidades para vocês", Steve Jobs;
16h19 - Você poderá ver dentro dos clusters de janela para saber exatamente o que existe em cada um;
16h18 - Entra-se no Mission Control com apenas um movimento no trackpad. Com apenas um clique dentro do Mission Control você acessa qualquer área do seu computador;
16h17 - Com apenas um clique você acessa o dashboard e volta para o seu aplicativo;
16h16 - Leitura de PDFs em fullscreen com controle de virada de página por toque;
16h15 - Navegação identica a do iPad: arrastar e criar pastas como no iOS 4, até com a mesma interface;
16h14 - Os aplicativos "pulam" da App Store para o computador.
A nova App Store abre em 90 dias. Visão geral da nova App Store para MacOS.
16h13 - Exatamente como o iPhone, você poderá atualizar todos os seus aplicativos com um único clique;
16h12 - Não será mostrado tudo o que há de novidades, mas pelo jeito a App Store é bem parecida com a iTunes Store;
16h10 - Unificação do Exposé, Dashboard, Spaces e Full Screen Apps em um único contrtole: Mission Control;
16h09 - Aplicativos pagos e gratuitos na App Store para Mac. Instalação simplificada em apenas um clique;
16h08 - "A App Store é um sucesso. Mais de 7 bilhões de aplicativos já foram baixados"!
16h07 - "Superficies touch NÃO são feitas para serem verticais. Não é confortável!"
16h06 - Mac OS X Lion terá Multitouch, App Store, App Home Screens, Full Screen Apps, Auto Save e os aplicativos continuam de onde estavam quando relabertos;
16h05 - Ciclo - Desktop -> iPhone -> iPad -> Desktop novamente. Lições aprendidas nos outros sistemas vão melhorar o sistema do desktop;
16h05 - Confirmado: o novo Mac OS X possui o nome de Lion (Leão);
16h04 - Começando os previews do Mac OS X novo. Sete novas funcionalidades!
16h03 - O lançamento do Face Time Beta é hoje!
16h02 - Jobs está conversando com Phill por meio de um Mac (e para um iPhone 4). E o display gira sozinho se o iPhone do seu contato for girado!
16h01 - 19 milhões de dispositivos capazes de utilizar o sistema Face Time em 4 meses;
16h00 - É hora de Face Time!
15h59 - Mais de 11 milhões de pessoas já usam o Garage Band, e o iLife 11 será gratuito em todos os Macs novos. Quem fizer upgrade hoje pagará apenas 49 dólares. Lançamento hoje;
15h58 - Gráficos de acompanhamento mostram o seu progresso no ensino musical;
15h56 - Você pode conectar seus instrumentos e executar as músicas das aulas em sincronia com a aula. Marcações aparecem na tela onde você errou e onde acertou. É quase um Guitar Hero by  Apple!
15h55 - O Garage Band 11 inclui aulas para pessoas que querem começar a tocar um instrumento musical. Baixo, piano, guitarra e violão são alguns dos instrumentos;
Edição facilitada de áudio separado por cor. Edição de trechos da onda de som selecionando nota a nota.
15h54 - Você pode esticar e comprimir notas individuais de cada instrumento apenas clicando sobre o desenho da onda de som e puxando-o!
15h52 - Funciona! É um corretor de rítmo que não deixa a música perfeita, mas pode ajudar muitas bandas a não serem ruins (ao menos na gravação);
15h52 - O Garage Band 11 arruma com apenas um clique os problemas de sincronia entre instrumentos. Vamos aguardar a demonstração!
15h51 - Identificação simples das diversas trilhas de audio por meio de ícones individuais;
15h50 - Garage Band 11 entrando em cena;
15h49 - Lembrando que o iMovie 11 possui integração com o Facebook também, para postar os filmes e compartilhá-los online;
15h48 - Trailer de viagem em ruínas astecas imitando um trailer de Indiana Jones;
15h47 - Mais dois trailers feitos inteiramente no iMovie 11 sendo apresentados. Ambos muito bons;
15h45 - Um trailer montado, na frente dos jornalistas, em 10 minutos. E ficou MUITO bom!
15h44 - Os trailers indicam até mesmo quando será utilizada uma cena em camera lenta.Cool!!!
15h42 - Os presets mostram uma prévia do que o video irá mostrar. Várias pessoas, cenas abertas, closes. Tudo para facilitar a escolha das cenas para o trailer.
15h41 - Você pode editar as informações escritas do trailer, com trilhas originais e edição avançada das cenas;
15h40 - O iMovie 11 pega predefinições de trailers e aplica automaticamente o seu filme ao modelo escolhido de trailer. E aparentemente funciona perfeitamente;
15h38 - Os efeitos incluem presets complicados de fazer manualmente, como inserção de frames estáticos e flashes em um único momento;
15h38 - O iMovie 11 introduz os efeitos de áudio (semelhantes aos de vídeos) em tempo real;
15h38 - Alteração individual de cada segmento de áudio;
15h37 - Edição de áudio facilitada com cores para cada linha de áudio;
15h36 - Inicia-se a apresentação do iMovie 11, com um localizador de pessoas e construção de trailers automática;
15h35 - Jobs: "Nós fizemos o iPhoto fazer tudo o que você quer em um só lugar com suas fotos";
15h34 - Vídeo de apresentação de um dos tipos de cartões que é possível criar com o iPhoto 11;
15h33 - Seus álbuns ficam armazenados em uma estante virtual (também em tela cheia), na qual você passeia e escolhe o álbum que quer visualizar;
15h30 - O sistema do iPhoto 11 permite criação de cartões com suas fotos, inclusive com vídeos explicando o que são;
15h29 - Mesmo com presets para os álbuns, tudo é absolutamente customizável no sistema de agrupamento e visualização;
15h28 - Criação de álbuns completamente automática com base nas datas, localização e identidade visual das fotos;
15h26 - Integração com o Facebook no iPhoto mostra comentários de outros usuários nas suas fotos publicadas online.
15h25 - iPhoto agora possui função para compartilhamento de fotos por email integrada ao programa. Basta selecionar as fotos e clicar em "compartilhar";
15h24 - Aparentemente, todos os modos de slideshow do iPhoto 11 são incríveis, e foram mostrados apenas 3!
15h22 - Wow... os slideshows com base em imagens dos mapas são simplesmente lindos!
15h21 - iPhoto 11 com integração com mapas;
15h20 - "Você pode passar o tempo todo dentro do iPhoto em fullscreen, sem a necessidade de sair para outros aplicativos";
iPhoto 11: slideshows com localização das fotos. Prateleiras virtuais onde são armazenados seus álbuns.
15h19 - Melhorias na interface do Facebook para iLife e o iPhoto 11;
15h18 - "O iLife é o motivo pelo qual muitas pessoas compram Macs";
15h17 - "O momento do Macintosh nunca foi tão bom!";
15h16 - 318 lojas em 11 países;
15h15 - A ASCI classifica o Mac como computador numero 1 em satisfação dos usuários;
15h14 - Steam para Mac vem ao assunto, com crossgaming entre PCs e Macs;
15h13 - 20.7% de marketshare nos EUA;
15h12 - O crescimento de PCs foi 11% (anual) contra 27% (anual);
19 milhões de iPhones 4 vendidos nos primeiros 4 meses. Loja da Apple em Pequim.
15h11 - Receita de 22 bilhões de dólares de receita. 13,7 milhões de Macs vendidos;
15h10 - Inicia-se a conferência com Jobs fazendo uma apresentação e comentando dados da empresa nos últimos tempos.